Localizada no nordeste do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é o destino ideal para quem busca cachoeiras de águas cristalinas, piscinas naturais, formações geológicas e mirantes de tirar o fôlego.
Entretanto, uma dúvida muito frequente entre os turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros é em relação ao clima, afinal, ninguém quer viajar para a região e ser surpreendido com uma cabeça d’água, ou com um atoleiro de carro, não é mesmo?
E, acredite, ficar atento ao clima pode fazer toda a diferença durante a sua estada em qualquer lugar. Nesse post vou falar tudo o que você precisa saber sobre a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros.
A Chapada dos Veadeiros possui estações bem definidas, sendo dividida basicamente em dois períodos: o período de seca e o período de chuva. Certo… mas qual a diferença entre eles?
Essa é a melhor época do ano para conhecer a região, afinal, o sol é garantido, a visibilidade dos poços e cachoeiras é máxima, sem falar na vantagem de você não precisar se preocupar com as chuvas e cabeça d’água.
Mas vale dizer que o início da seca é a melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros. No início da estiagem, entre maio e junho, você vai encontrar a vegetação abundante e verde, as cachoeiras cheias d’água e um clima mais agradável. Outro detalhe é que nesses meses os dias costumam ser quentes, mas as noites são frias e pedem um casaco e uma fogueira. Sendo assim, vá preparado para enfrentar as grandes variações térmicas.
Todas as minhas visitas à região aconteceram no mês de junho, que é, sem dúvidas, o melhor mês para conhecer a Chapada dos Veadeiros. O céu é limpo, azul, praticamente sem nuvens e o espetáculo é garantido todos os dias.
Até o final de junho a Chapada dos Veadeiros e seus atrativos não estão tão cheios de visitantes, o que te permite curtir melhor as cachoeiras sem muita aglomeração.
De agosto a setembro a vegetação está mais seca, as cachoeiras menos volumosas, a umidade do ar está extremamente baixa e o sol é escaldante. Devido às condições climáticas e o risco de queimada nesse período, cuidado ao viajar para a Chapada dos Veadeiros nestes meses.
Vale destacar que alguns poços e cachoeiras podem não estar funcionando no final na estiagem. Com tanto tempo sem chover, é esperado que algumas quedas e piscinas naturais estejam secas nesse período.
A partir de outubro começam as chuvas na Chapada dos Veadeiros e o banho nas cachoeiras pode ser interrompido por tempestades que causam o perigoso fenômeno da cabeça d’água. Por isso, é recomendado que esteja sempre de olho na previsão do tempo e só encare as cachoeiras e poços quando for absolutamente seguro.
Em decorrência das chuvas os poços e quedas d’águas diminuem a sua visibilidade e passam a ter uma característica mais opaca. Em alguns locais você pode encontrar até a água com um aspecto ‘‘barrento”, o que acaba desapontando muitos turistas.
Mas caso você tenha apenas esses meses disponíveis para visitar a Chapada dos Veadeiros, não se desespere. No início da temporada de chuvas, entre setembro e outubro, também é possível visitar a região e desfrutar dos seus atrativos. As chuvas ainda não são tão constantes e não há grandes tempestades.
As chuvas ganham força a partir de novembro e o seu auge ocorre nos meses de dezembro e janeiro, período essencial para a Chapada dos Veadeiros recuperar o verde da sua vegetação e o volume de suas águas.
Com certeza, maio e junho são os melhores meses para conhecer a Chapada dos Veadeiros. Os dias são ensolarados, o céu é limpo, o clima é agradável, a vegetação tem tons de verde, água é cristalina e as cachoeiras volumosas. Além disso, o fluxo de turistas ainda não é grande e os preços são razoáveis.
Evite conhecer a Chapada dos Veadeiros nos meses de dezembro e janeiro. Nesse período as tempestades são frequentes, os poços e quedas d’água tem a água mais opaca e o risco de cabeça d’água é maior. Sendo assim, tome muito cuidado ao viajar nos meses com maior índice pluviométrico.
Vale dizer que a Chapada dos Veadeiros sofre grande influência do período de férias escolares e feriados prolongados. Nessas datas há um grande fluxo de turistas na região e os preços estão mais elevados.
©2022- Roteiro Pronto. Todos os direitos reservados.