tudo sobre o VALE DA LUA - chapada dos veadeiros

Tudo sobre o Vale da Lua

O Vale da Lua é inquestionavelmente o atrativo mais famoso da Chapada dos Veadeiros. A fama não é atoa, afinal, suas formações rochosas peculiares, bem como seus túneis e banheiras, já foram palco de filmes e séries.

O nome do atrativo, faz menção a superfície da lua com várias crateras circulares e lisas. Diferentemente das outras atrações da Chapada dos Veadeiros, no Vale da Lua as cachoeiras se escondem entre formações geológicas, criando caldeirões e corredeiras espetaculares. Há boatos que foram necessários milhões de anos para a natureza esculpir todas as curvas exóticas e perfeitas.

vale-da-lua-chapada-dos-veadeiros
Imagem: Vale da Lua- Chapada dos Veadeiros

Taxa de visitação e contratação de guia

O ingresso para visitar o Vale da Lua custa R$40 por pessoa e pode ser adquirido na própria portaria do local. 

Não é obrigatório a contratação de guia para visitar o Vale da Lua.Vale dizer que a trilha é bem curta, sinalizada e autoguiada, mas caso não se sinta confortável em fazer a trilha sozinho, não hesite em contratar um guia.

Como chegar

O Vale da Lua fica a 9 quilômetros da Vila São Jorge e a 35 quilômetros de Alto Paraíso. A entrada do Vale da Lua está nas margens da GO-239, onde há uma placa indicando o acesso à propriedade. 

Após a entrada pela rodovia é preciso pegar 3,5 quilômetros de estrada de terra para chegar até ao estacionamento. No local, você também vai encontrar banheiros e lanchonete com algumas opções de comidas e bebidas simples. Ainda na portaria, após fazer o pagamento da taxa você vai precisar assinar um caderno de visitantes e também receberá uma pulseira para controle local. 

O início da trilha

A trilha tem 1200 metros (ida e volta), é curta, plana e bem leve. Até mesmo para quem não está familiarizado, é plenamente possível conseguir concluir o percurso sem grandes dificuldades.

No caminho existem algumas rochas bem grandes, onde você pode subir e ter visão panorâmica das crateras e túneis. O visual ao redor da trilha é lindo e totalmente diferente do que se está acostumado. 

vale-da-lua-chapada-dos-veadeiros
Imagem: Vale da Lua- Chapada dos Veadeiros

O Vale da Lua

Finalizando a trilha, as placas vão sinalizar os principais poços para dar aquele mergulho. O primeiro poço para banho é pequeno e no período da chuva provavelmente estará fechado por conta do volume da água. Esteja atento às sinalizações do local e não ultrapasse as cordas que indicam locais perigosos

Já o segundo poço é maior, melhor para banho e também mais frequentado pelos turistas. Ao final desse poço há uma pedra bem grande onde os turistas se aventuram embaixo dela. 

O lugar é bem fotogênico, então não é preciso grandes esforços para caprichar nas fotos. Há inclusive, um uma rocha que se assemelha ao formato de um útero e as fotos lá ficam incríveis. Entretanto, essa rocha só pode ser acessada no período da seca, pois está localizada dentro de uma erosão fluvial e no período de chuva fica submersa por água. 

vale_da_lua_roteiro_pronto
Imagem: formações rochosas- Vale da Lua
vale-da-lua-chapada-dos-veadeiros

Vale dizer que o Vale da Lua é um dos locais mais perigosos da Chapada dos Veadeiros. Há incontáveis relatos de turistas que perderam suas vidas se arriscando em locais perigosos ou proibidos. Em decorrência desses fatos, no local há duas barracas com salva vidas que estão sempre alertando os visitantes mais aventureiros.

Portanto, em caso de chuva, não fique próximo aos cânions. Nesse período evite os banhos para não ser surpreendido com as cabeças d’água, que são bem comuns no Vale da Lua. Em qualquer que seja a estação, evite caminhar próximo as crateras, pois as pedras escorregam e qualquer tropeço pode ser fatal.

Por ser um passeio rápido e de trilha fácil, pode ser tranquilamente combinado a outros atrativos, como as Cachoeiras Almécegas e Cachoeira do Segredo

O atrativo é uma área preservada, e por isso, assim como todo lugar onde existe natureza, o turismo deve ser feito de forma responsável e consciente. Respeite as normas e orientações locais e aproveite!

Aproveite para ler:

eu-roteiro-pronto
Juliana Ferreira

Reserve seu hotel

Alugue seu carro

Seguro viagem com desconto

chip de internet

ITENS PARA TRILHA

Quem escreve I Juliana Ferreira

Servidora publica, enfermeira obstetra e editora do Roteiro Pronto. Apaixonada em fotografia, viajante nas horas vagas e vivendo intensamente cada instante desse presente que é a vida.

Quem escreve

eu-roteiro-pronto
Juliana Ferreira

Reserve seu hotel

Alugue seu carro

Pacotes promocionais

©2022- Roteiro Pronto. Todos os direitos reservados.