roteiro MORRO DE SÃO PAULO
o que fazer em 6 dias de viagem

Roteiro de 6 dias completos em Morro de Paulo

Morro de São Paulo é um dos destinos mais procurados do Nordeste e abriga praias lindas, com águas mornas, coqueirais a perder de vista e muitas piscinas naturais.

Sendo assim, o lugar é perfeito para tomar um banho de mar, pegar um sol, comer uma boa moqueca, saltar de tirolesa, fazer mergulho ou, melhor ainda, não fazer nada e descansar

O tempo ideal para conhecer os principais atrativos de Morro de São Paulo são cinco dias. A vila é bem pequena e todos os pontos turísticos são bem próximos, portanto, muito tempo de viagem seria entediante.

Por outro lado, menos de cinco dias de viagem é pouco, principalmente se considerar a dificuldade que é para chegar.  

Sendo assim, nesse post vou deixar uma sugestão de roteiro para 6 dias de viagem em Morro de São Paulo. Porém, se você dispuser de menos dias, basta utilizar as dicas para escolher os passeios que mais atendam o seu perfil.

morro-de-sao-paulo
Imagem: Morro de São Paulo

Dia 1- Chegada

Dia 2- Tour da primeira até a quarta praia + Toca do Morcego

Dia 3- Tirolesa + Praia da Gamboa

Dia 4-  Segunda praia + Quarta praia

Dia 5- Passeio volta a ilha

Dia 6- Retorno

Dia 1- Chegada

Primeiramente, se vier de outros estados do país é provável que chegue em Morro de São Paulo pelo Aeroporto Internacional de Salvador. Partindo da capital baiana você pode chegar em Morro de São Paulo de carro, de táxi aéreo, de catamarã ou via semi-terrestre. 

Depois de fazer o check in no seu hotel/pousada e se o dia ainda te permitir, recomendo que visite o centrinho da vila. Levando em conta que cheguei no início da noite, só consegui fazer check in na Pousada Villa Amado e jantar no restaurante Maré Bar e Grill. 

DCIM100GOPROGOPR0216.JPG
Imagem: Maré Bar e Grill

Dia 2- Tour da primeira até a quarta praia + Toca do Morcego

Antes de tudo, reserve o primeiro dia de viagem para fazer o reconhecimento local. Dessa maneira, recomendo fazer um tour em todas as praias de Morro de São Paulo, que são cinco no total. É possível chegar até a quarta praia caminhando, pois as praias ficam bem próximas. 

Aproveite a ida à quarta praia e almoce no Kiosk do Binho, que é pé na areia e tem simplesmente a melhor moqueca da vila. Por fim, uma boa pedida é a Toca do Morcego, que é um lounge bar com uma privilegiada para o pôr do sol.

morro_de_sao_paulo_roteiro_pronto
Euzinha curtindo as piscinas naturais da quarta praia

Dia 3- Tirolesa + Praia da Gamboa

Que tal começar o dia com muita adrenalina? A tirolesa de Morro de São Paulo é considerada a maior do Brasil com queda no mar.

Entretanto, caso não seja do time de aventureiros, vale a pena subir no mirante para conferir o visual incrível lá de cima. Cabe ressaltar que o acesso ao mirante é gratuito e de lá você tem uma visão panorâmica de quase todas as praias da vila.

Vista surreal do Mirante da Tirolesa

Destine o período da tarde para ir até a Praia da Gamboa, que é um povoado bem tranquilo e possui ótima infraestrutura. No entanto, para chegar até lá você pode pegar um barco ou ir caminhando durante a maré baixa. 

Dia 4- Segunda praia + Quarta praia

Na minha opinião, as melhores praias para banho em Morro de São Paulo são a segunda e quarta praia. Por esse motivo, recomendo dedicar um dia inteiro para curtir melhor elas. A segunda praia é excelente, já que tem um bom mar para banho e conta com muitas barracas, bares e restaurantes. 

A quarta praia é a minha preferida, já que formam muitas piscininhas naturais no período de maré baixa. Definitivamente, é o lugar ideal para ver muitos peixinhos, corais e rochas, portanto, não esqueça de levar o snorkel. 

morro-de-sao-paulo
Imagem: Quarta praia Morro de São Paulo

Dia 5- Passeio volta à lha

Difícil ir para Morro de São Paulo e não incluir o passeio mais famoso da ilha no roteiro de viagem, não é mesmo? O passeio funciona em sistema de paradas e inicia com uma lancha saindo da terceira praia rumo às ilhas do arquipélago de Tinharé. Considerando que o passeio dura o dia inteiro, não recomendo agendar outra atividade para o dia.

O passeio é incrível e vale o investimento, entretanto, só recomendo fazer quando a maré estiver baixa. Dessa forma, antes de contratar o passeio verifique a tábua de maré para fazer o passeio valer a pena. 

morro-de-sao-paulo
Imagem: Complexo do Canjica- Chapada dos Veadeiros

Dia 6- Retorno

Infelizmente é chegada a hora de dar tchau e se despedir desse lugar incrível.  Levando em conta que o percurso para chegar até Salvador costuma ser longo e demorado, organize-se para chegar a tempo de pegar o voo. 

Os atrativos são áreas preservadas, e por isso, assim como todo lugar onde existe natureza, o turismo deve ser feito de forma responsável e consciente. Portanto, respeite as normas e orientações locais e aproveite!

Aproveite para ler:

eu-roteiro-pronto
Juliana Ferreira

Reserve seu hotel

Alugue seu carro

Seguro viagem com desconto

chip de internet

Quem escreve I Juliana Ferreira

Servidora publica, enfermeira obstetra e editora do Roteiro Pronto. Apaixonada em fotografia, viajante nas horas vagas e vivendo intensamente cada instante desse presente que é a vida.

Quem escreve

eu-roteiro-pronto
Juliana Ferreira

Reserve seu hotel

Alugue seu carro

Pacotes promocionais

©2022- Roteiro Pronto. Todos os direitos reservados.