Melhor época para ir a Bariloche

Para selecionar os seus passeios em Bariloche e até mesmo organizar a sua mala de viagem, é preciso entender qual é a melhor época para visitar a cidade. Afinal, cada estação do ano irá oferecer aos viajantes experiências distintas.

Mas calma! Seja no inverno congelante ou no verão escaldante, Bariloche tem atrações para o ano inteiro.  Ou seja, não há uma melhor época para conhecer a cidade. 

Quer fazer uma viagem no inverno para ver neve? Detesta o frio e prefere conhecer a cidade quando as temperaturas estão mais amigáveis? Nesse post você vai saber todos os detalhes sobre o clima de Bariloche. 

Cabana de neve em Bariloche
Imagem: Centro de Ski Nórdico, Bariloche- Argentina

Verão -21 de dezembro a 20 de março

Sabe aquelas imagens de montanhas repletas de neve e centros de esqui lotados? Esqueça! Essa estação é, sem dúvidas, a mais quente da Bariloche e os termômetros marcam uma média de 14 °C, mas podem chegar a 20° C. 

No entanto, meus amigos, saibam que ao anoitecer a temperatura começa a cair e o frio se faz presente. Por isso, quando for organizar a mala, escolha desde peças leves e confortáveis até um agasalho (nada exagerado em peso). 

Essa estação é marcada por dias ensolarados e temperaturas mais amenas, sendo um ótimo período para as atividades ao ar livre, trilhas e passeios de barco.  No verão os dias costumam ser mais longos que a noite, o que te possibilita incluir muitas atividades diurnas no seu roteiro. 

O verão também traz consigo outros benefícios, como, cidade mais vazia, maior oferta de hospedagens, atrações pouco concorridas e preços mais razoáveis. 

cervejaria_patagonia_roteiro_pronto
Imagem: Cervejaria Patagônia, Bariloche- Argentina.

Outono- 20 de março a 21 de junho

Enquanto o outono é uma ótima época para visitar Buenos Aires, não a considero tão boa para visitar Bariloche. Digo isso, pois o clima costuma oscilar muito nessa estação. Em um mesmo dia você pode pegar temperaturas mínimas de 0°C e máximas que se aproximam dos 12°C. 

Outro detalhe desse período é que as chuvas são mais frequentes, o que torna muitos passeios e atividades menos atraentes. A verdade é que o outono não é oito e nem oitenta. O clima nessa época não é tão gostoso para fazer atividades ao ar livre e nem tão frio a ponto de fazer passeios na neve. 

Do meio para o final do outono, a temperatura despenca e há possibilidade de chuvas e ou nevadas na montanha. É justamente ao final dessa estação que se inicia o processo de acumulação de neve nos cerros.

Apesar desse cenário pouco atraente, no outono Bariloche ganha vários tons de marrom, dando à cidade um certo ar poético.  Outras vantagens desse período são os preços mais baixos e atrações mais vazias

Quando for organizar a mala, leve em consideração a imprevisibilidade do tempo e aposte em proteção, versatilidade e leveza. 

Bosque em Isla Victoria
Imagem: Isla Victoria, Bariloche - Argentina

Inverno- 21 de junho a 20 de setembro

Enfim, o tão desejado inverno em Bariloche: a melhor época para ver neve na cidade. Essa é uma ótima oportunidade para os viajantes que desejam realizar esportes na neve, apreciar bons vinhos e entrar em contato com a natureza branquinha.

Apesar da grande felicidade que muitos turistas sentem ao ver neve pela primeira vez, nem tudo são flores. Ou melhor, nem tudo é neve! Esteja preparado para encontrar a cidade lotada e preços mais inflacionados de hotéis, restaurantes e passeios. 

No inverno, a temperatura média é de 2ºC, com mínimas abaixo dos 0°C e máximas de 7°C. A grande sacada para não passar frio na neve é seguir a regra das 3 camadas. Dessa maneira, fica fácil manter o corpo bem aquecido e, caso sinta calor durante o dia, basta tirar uma das camadas. 

A regra das três camadas são:

Primeira camada: na primeira camada você vai usar uma segunda pele. A peça costuma ficar bem colada ao corpo e vai aquecer os seus braços e pernas. A sua principal função é manter a pele seca, garantindo o isolamento térmico do corpo.

Segunda camada: essa camada é formada por peças que garantirão o aquecimento suficiente para o corpo enfrentar temperaturas mais baixas.  O ideal é usar roupas com tecido de fleece, lã ou tricô.

cerro-catedral-roteiro-pronto-bariloche
Imagem: Cerro Catedral, Bariloche- Argentina

Terceira camada: a terceira camada tem a função de proteger o corpo contra o vento, chuva e neve.  Portanto, aposte em um bom agasalho corta vento impermeável, com capacidade térmica. 

Só lembrando que na Rua Mitre de Bariloche há inúmeras lojas de aluguel de roupas impermeáveis. É possível alugar as roupas separadamente, mas sai mais em conta alugar o traje completo. Os preços variam de acordo com a loja e a qualidade do material da roupa.

Primavera- 21 de setembro a 20 de dezembro

Para quem quer escapar do frio intenso, mas ainda pegar um climinha gostoso, a primavera é uma ótima estação para ir a Bariloche. Por ser uma estação intermediária, os meses costumam ter dias ensolarados, temperatura agradável e clima ameno.

No início da primavera os centros invernais ainda estarão abertos e a temperatura se mantém entre os 0ºC a 7ºC. Já nos meses de outubro e novembro, as atividades de neve se encerram, a neve começa a derreter e a cidade começa a ganhar cor. 

Setembro, outubro e novembro são meses que fogem da alta temporada, isto é, a cidade fica mais vazia e os passeios, hotéis e restaurantes estão com tarifas mais baratas.

Nessa estação, a organização da mala vai depender do mês que sua viagem vai ocorrer. No início da primavera, final de setembro e início de outubro, segue bem frio. Por isso, você pode precisar de roupas de neve, dependendo do passeio ou da atividade. Já ao final da primavera, a temperatura tende a aumentar, então, mescle roupas de frio com roupas mais leves. 

Capela San Eduardo em Bariloche
Imagem: Hotel Galileo Boutique. Fonte: Booking.

Nevar e Neve em Bariloche

Se o seu plano é ir a Bariloche ver neve, há sim uma melhor época para a sua viagem. O período de inverno em Bariloche, assim como em todo Hemisfério Sul, acontece de junho a setembro, e as temperaturas devem ficar entre -1 e 7ºC. 

Mas você precisa saber que ver neve e ver nevar são coisas diferentes.  O mês com a maior probabilidade de ver nevar é em junho, pois é justamente nesse mês que inicia o processo de acumulação de neve nas montanhas. Ou seja, é o mês com maior probabilidade de nevadas.

Já os meses mais seguros para curtir a neve em Bariloche são julho e agosto, pois contam com muita neve acumulada. Geralmente os centros invernais abrem para atividades de neve no final de junho e seguem até o início de setembro. Dependendo do nível de neve daquele ano algumas atividades podem se estender até outubro. Entretanto, não há uma regra, pois quem decide isso é a mãe natureza. 

Considere que quanto mais próximo do início de junho ou do final de setembro, menores vão ficando as chances de se aproveitar a neve em Bariloche. 

Aproveite para ler:

eu-roteiro-pronto
Juliana Ferreira

Reserve seu hotel

Alugue seu carro

Seguro viagem com desconto

chip de internet

ABRA A SUA CONTA

Quem escreve I Juliana Ferreira

Servidora publica, enfermeira obstetra e editora do Roteiro Pronto. Apaixonada em fotografia, viajante nas horas vagas e vivendo intensamente cada instante desse presente que é a vida.

Quem escreve

eu-roteiro-pronto
Juliana Ferreira

Reserve seu hotel

Alugue seu carro

CHIP INTERNACIONAL

ABRA A SUA CONTA

©2022- Roteiro Pronto. Todos os direitos reservados.