Primeiramente, quem é que não quer dias ensolarados e praias com águas cristalinas e de cor azul-turquesa no Caribe mexicano? Seja lá qual for a motivação da sua viagem para o México, o momento que ela vai acontecer pode fazer toda a diferença.
Por isso, neste post vamos falar quando ir ao Caribe mexicano, considerando o clima, temporada de furacões e sargaço, para te ajudar a planejar as férias dos seus sonhos. Então vamos nessa?
Playa del Carmen e Cancún, ambas localizadas no estado mexicano de Quintana Roo, na Península de Yucatán, têm climas semelhantes devido à proximidade de uma com a outra.
As duas cidades experimentam um clima tropical, caracterizado por temperaturas quentes durante todo o ano. Entretanto, é importante dizer que a região vive duas estações principais: a estação seca e a estação chuvosa.
A estação seca no Caribe mexicano ocorre de novembro a abril. Nessa época, o clima costuma ser mais agradável, com temperaturas mais amenas e umidade mais baixa. Quem viaja nesse período costuma encontrar muito sol e pouca chuva, sendo um excelente momento para praticar mergulho e pegar aquela marquinha.
No entanto, esse período costuma ser mais movimentado, especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que coincidem com as férias escolares internacionais e celebrações de Natal e Ano Novo.
Durante a alta temporada, a demanda por hotéis e passeios pode ser alta, e os preços tendem a ser mais elevados do que no restante do ano. Portanto, se você planeja visitar o Caribe mexicano neste período, é aconselhável reservar sua hospedagem e viagens com bastante antecedência para garantir as melhores opções e promoções.
A estação chuvosa no Caribe mexicano geralmente ocorre de maio a outubro. Durante esses meses, a região experimenta maior umidade e chuvas mais frequentes. No entanto, é importante observar que o termo “estação chuvosa” pode ser enganoso, pois as chuvas costumam ser intensas, mas de curta duração, seguidas de períodos de sol.
Infelizmente este período também coincide com a temporada de furacões, que vai oficialmente de junho a novembro, com o pico de atividade ocorrendo normalmente entre agosto e outubro.
Esta região é suscetível a furacões devido à sua localização na bacia do Atlântico e proximidade com águas quentes do oceano, que servem de combustível para o desenvolvimento e intensificação de tempestades e furacões.
Viajar para o Caribe mexicano nesse período requer vigilância e flexibilidade, portanto, esteja informado sobre as previsões meteorológicas e atualizações de tempestades.
Embora os furacões sejam uma parte natural do clima da região, a frequência e a intensidade das tempestades podem variar a cada ano.
Além da preocupação com o clima caribenho, outro evento que requer muita atenção dos turistas é o fenômeno natural conhecido como “sargaço”.
O sargaço é uma alga marinha marrom, que é parte integrante do ecossistema da região. As correntes oceânicas carregam suavemente essa vegetação flutuante para a faixa de areia da praia, provocando um odor desagradável. Entretanto, vale dizer que o sargaço também serve como um habitat para a vida marinha, fornecendo abrigo, comida e um local de reprodução para várias espécies.
A temporada de sargaços no Caribe mexicano varia bastante e é influenciada por vários fatores, como: clima, correntes oceânicas e temperatura da água. A cada dia, a direção das correntes podem mudar e levar as colônias de sargaços para áreas distintas.
Por exemplo, você pode ter uma experiência ruim com o sargaço em um dia, o que não significa que a condição permanecerá nos dias subsequentes. A real é que o sargaço pode aparecer durante todo ano, mas em determinados meses sua incidência é bem pequena e não atrapalha a beleza do mar caribenho.
Você pode acompanhar a infestação do sargaço pela Rede de Monitoramento do Sargaço em Cancún, que periodicamente publica imagens sobre a situação das algas. Outra dica boa é acompanhar pelo site Webcams, as câmeras que mostram o mar da região em tempo real.
Cancún, Playa del Carmen e região é muito rica em atividades que independem do sargaço, por essa razão mesmo sendo época do sargaço você poderá desfrutar de muitas coisas legais, como: cenotes, cidades arqueológicas, parques naturais e ilhas.
Certo… mas quando ir ao Caribe Mexicano?
Por fim, a melhor época para visitar o Caribe Mexicano, é a estação seca, que vai de novembro a abril. Nesse período o clima é mais confiável e agradável. No entanto, para fugir das multidões, prefira viajar nos meses de novembro, março e abril.
©2022- Roteiro Pronto. Todos os direitos reservados.