Buenos Aires, capital da Argentina, é o destino ideal para quem planeja fazer a sua primeira viagem internacional. Entretanto, uma dúvida muito frequente entre os turistas brasileiros é o clima, afinal, ninguém quer errar na hora de arrumar a mala, não é mesmo?
Primavera, verão, outono ou inverno? O que encontrar em cada estação do ano em Buenos Aires? Confira neste post super completo, tudo o que você precisa saber sobre o clima em Buenos Aires.
Antes de mais nada, você precisa saber que a cidade de Buenos Aires pode ser visitada o ano todo. Independente da estação escolhida para a sua viagem, a capital portenha oferece atrações e entretenimento para todos os períodos do ano.
Buenos Aires tem estações bem estabelecidas, portanto, no verão é bem quente, no outono a vegetação está seca, no inverno faz muito frio e na primavera a cidade floresce. Sendo assim, a escolha da melhor época para viajar para Buenos Aires vai depender apenas da sua disponibilidade de tempo e da sua preferência climática.
Aqui vai uma dica: se você tem horror a calor ou frio extremo, as melhores estações para conhecer Buenos Aires são o outono e primavera, uma vez que são estações de transição e se caracterizam por ter um clima mais agradável.
A palavra verão é levada ao pé da letra na cidade de Buenos Aires, portanto, nesse período use e abuse de roupas frescas e confortáveis. Essa estação é, sem dúvidas, a mais quente da capital e os termômetros costumam ultrapassar os 30° C. Mas acreditem: a sensação térmica quase sempre extrapola os marcadores dos termômetros.
Nesse período, as chuvas e a umidade do ar também são mais frequentes. Apesar dos pingos d’água atrapalharem alguns programas, nessa estação muitas atividades podem ser interessantes, como por exemplo: curtir os parques, aproveitar os eventos gratuitos promovidos pelo governo ou tomar um drink nos rooftops da cidade.
Apesar desse cenário pouco atraente, o verão traz consigo alguns benefícios, como, cidade mais vazia, trânsito menos caótico, atrações pouco concorridas e preços mais razoáveis.
O outono é uma das melhores estações para conhecer Buenos Aires, pois os dias costumam ser ensolarados e há pouca chuva. Isto é, o clima é ameno e agradável. Nesse período, as manhãs são frescas, ao longo do dia a temperatura vai aumentando e no início da noite o frio se faz presente.
Um marco dessa estação são as calçadas repletas de folhas secas e galhos de árvore sem nenhuma folha. Buenos Aires muda de cor, recebe vários tons de amarelo o que passa um certo ar europeu.
No mês de abril a temperatura média é de 17 °C, em maio cai para 14°C e junho marca um dos meses mais frios do ano, com uma média que não supera os 12°C. Na hora de fazer a mala, aposte em roupas de manga curta para curtir o solzinho que pode aparecer ao longo do dia. Entretanto, não esqueça dos casacos leves e roupas de manga comprida para os momentos mais frios.
Se você assim como eu, curte um friozinho, essa é a melhor época para conhecer Buenos Aires. Em julho, o mês mais frio do ano, a temperatura média é de 10ºC, e a mínima costuma ser 7ºC . O ar fica seco, gelado e a sensação térmica é ainda mais fria.
Apesar do frio nesse período, não costuma nevar em Buenos Aires. Caso queira ver neve durante a sua viagem para a Argentina, recomendo ler esse post sobre Bariloche.
No momento de planejar o seu roteiro de inverno em Buenos Aires, escolha passeios em locais fechados e abuse dos muitos e charmosos cafés espalhados pela cidade.
Na hora de arrumar a mala, tenha em mente que os dias poderão ser mais frios do que os normalmente vividos no sul do Brasil. Aposte em peças que proporcionem diversas combinações. Dessa forma, você consegue variar o look sem precisar de uma roupa diferente por dia.
A primavera é a estação predileta de boa parte dos turistas que planejam conhecer a capital argentina. Por ser uma estação intermediária, seus meses costumam ter temperatura agradável e os parques ficam floridos com as mais variadas espécies de flores.
Nessa estação as atividades ao ar livre são altamente recomendadas. Por isso, é bem comum encontrar os parques lotados, além de ver bicicletas circulando por todos os lados.
Quando for organizar a mala, aposte tanto em peças leves e confortáveis, quanto em peças de frio. No início da primavera é comum fazer frio pela manhã ou no início da noite. Já ao final da primavera, o dia é predominantemente quente.
©2022- Roteiro Pronto. Todos os direitos reservados.