Gramado e Canela são, inquestionavelmente, um dos destinos do Brasil que mais oferecem atrativos aos turistas. Portanto, já antecipo que organizar um roteiro de viagem que engloba todos os programas é praticamente impossível, principalmente se considerarmos que surgem novos atrativos constantemente na cidade.
Dito isso, é importante que você avalie quais são as atrações que mais satisfaz seu perfil de viajante, para que você as inclua no seu roteiro. Vale destacar que o roteiro abaixo é apenas uma possibilidade e você pode fazer suas adaptações necessárias.
Neste tópico você terá um roteiro completo de 6 dias em Gramado e Canela, com base no que pratiquei na minha viagem à Serra Gaúcha. Caso fique um período maior ou menor na cidade, recomendo que utilize as dicas como base para elaborar seu próprio roteiro.
Se vier de outras regiões do país é provável que chegue na serra gaúcha pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que está a 117 km de Gramado. Não sabe como chegar em Gramado? Tenho um tópico explicando as várias formas de chegar na cidade.
No percurso até Gramado, contemple as belezas da região, pois você irá passar por várias cidadezinhas que mais parecem cenários de filme e vão te fazer se sentir no interior da Itália.
Depois de fazer o check in no seu hotel/pousada e se o dia ainda te permitir, recomendo que conheça o centro de Gramado e utilize a Rua Coberta como ponto de partida, pois esta rua é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade e abriga diversos estabelecimentos. Se possível, ainda na rua coberta, fique em algum restaurante ou barzinho com mesas na calçada e curta o movimento local.
Da Rua Coberta você pode visitar a Paróquia São Pedro Apóstolo, a Fonte de Amor Eterno, a Cabine Telefônica Inglesa e a Rua Torta. Todos esses pontos turísticos são gratuitos, bem próximos uns dos outros e você consegue ir caminhando tranquilamente.
Aproveite também para bater perna na Av. Borges de Medeiros, que é a principal e mais famosa avenida de Gramado. Nela você vai encontrar muitas lojinhas decoradas, galerias, cafés e restaurantes, além dos famosos e típicos termômetros com relógio, que por sinal atraem muitos turistas para tirar fotos.
À noite, você pode revisitar o centrinho de Gramado que adquire outro cenário e fica repleto de luzes e cria um clima gostoso de natal até mesmo nos meses não natalinos.
Para o jantar da primeira noite, recomendo algum restaurante que trabalhe com sequência de fondue. Este, nada mais é que um prato composto por alguns tipos de queijos derretidos, que são compartilhados entre as pessoas de uma mesa. Na sequência, geralmente inicia-se com a fondue de queijo e em seguida, a fondue de doce.
Recomendo a sequência de fondue do Restaurante St Gallen que é fantástica! Um diferencial da sequência é que além de servirem a fondue de chocolate ao leite, também servem a fondue de doce de leite que é muito gostosa.
No segundo dia do roteiro, tente acordar mais cedo para aproveitar bem o café da manhã oferecido pelo hotel, pois eles costumam ser muito bons. Depois, siga em direção a Avenida das Hortênsias, que levará você até Canela, pois o período da manhã será todo dedicado a algumas atrações nesta cidade.
Se você curte contato com a natureza, não deixe de conhecer a cascata do Caracol que pode ser vista do Parque do Caracol ou dos Bondinhos Aéreos do Parque da Serra. Se quiser ver a cascata de vários ângulos, uma opção é visitar os dois locais. A cascata rende fotos maravilhosas!
Outra opção de atração que está próxima da Cascata do Caracol e que pode ser visitada em seguida é o Skyglass Canela, uma plataforma toda envidraçada que oferece duas atrações simultâneas. Você poderá apreciar a paisagem caminhando por cima do vidro ou andar por baixo da plataforma num monotrilho com 10 cadeiras suspensas.
Retornando para Gramado visite alguma das várias atrações que estão localizadas ao longo da Av. das Hortênsias, como o Museu de Cera Dreamland, o Selfie Gramado, o Reino do Chocolate, entre outras. As crianças também se divertem muito no Mundo a Vapor.
É bem provável que você não consiga visitar todos esses locais. Portanto, priorize as atrações que mais irão atender suas preferências ou deixe elas para outro dia.
Uma super dica de almoço muito bom e econômico é o restaurante Quintanilha, que está localizado na Av. Borges Medeiros. O restaurante trabalha com um buffet bem variado e comida muito saborosa. Além de ótimo atendimento, o estabelecimento ainda conta com uma vista linda para o Lago Joaquina Rita Bier.
Próximo ao lago você pode conhecer o Mini Mundo, que é uma atração composta por miniaturas de diversos pontos importantes espalhados pelo mundo, que são exibidos 24 vezes menor que o tamanho real. É um excelente programa para crianças.
Do mini mundo você pode curtir o fim de tarde no Lago Negro, um dos cartões-postais gramadenses. O lago é um parque público, cercado por árvores e a depender da estação do ano você encontra muitas hortênsias floridas. No parque você pode andar de pedalinho e curtir a tranquilidade e sossego que o ambiente traz.
Para o jantar, sugiro conhecer alguma pizzaria temática em Gramado. Entre as mais famosas e com uma temática mais adulta, está a pizzaria Cara de Mau, que trabalha com o sistema de rodízio e conta com diversos shows na programação. Além desta, você também pode conhecer a pizzaria temática Kongo ou Hector.
Para este dia sugiro fazer um bate e volta de um dia inteiro para Bento Gonçalves. A cidade está a 120km de Gramado e você pode chegar de carro ou por meio de excursão.
Em Bento Gonçalves você pode conhecer alguma das diversas vinícolas espalhadas pela região. Nelas, é possível aprender os métodos de fabricação de vinhos e espumantes, além de, é claro, apreciar a bela paisagem da Serra Gaúcha.
Se possível, recomendo uma visita à Vinícola Casa Valduga, uma das maiores vinícolas familiares de Bento Gonçalves, que oferece diferentes tipos de visitas.
Outro passeio bastante conhecido em Bento Gonçalves é o passeio de maria fumaça, que percorre de trem as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio ocorre degustação de vinho, além de apresentações de dança, música e teatro nos vagões.
Uma excelente opção é ficar hospedado em Bento Gonçalves e poder explorar melhor sua história, gastronomia e principalmente, suas rotas alternativas para curtir a natureza e apreciar bons vinhos.
Para compensar o dia super cansativo em Bento Gonçalves, minha sugestão para o jantar em Gramado, é visitar uma cantina especializada em massas. Recomendo a Cantina Di Capo, que é um tradicional restaurante italiano com decoração rústica e trabalha com vários tipos de massas e molhos, além de carnes ao forno.
No quarto dia de roteiro, retornaremos a Canela para se aventurar no Alpen Park, um pequeno parque de diversões que conta com trenó de montanha, tirolesa, montanha russa, quadriciclo, arvorismo, mirante, entre outros atrativos.
No parque você pode adquirir o passaporte Alpen Park ou comprar os ingressos individuais para cada atração. No local, é realizada a cobrança do estacionamento, mas você pode conhecer o parque de maneira gratuita, sem necessidade de pagar para acessar.
Aí você vai me perguntar… mas porque não colocar todas as atrações de Canela em apenas um dia? Por que dividir cascata do caracol e Alpen Park em dois dias? Acontece que esses parques costumam estar bem cheios no período da tarde, principalmente em alta temporada. Então, recomendo que visite os parques logo pela manhã, próximo ao horário de abertura, para evitar as longas filas.
Caso você tenha alugado um carro e queira economizar nas idas a Canela, recomendo que reserve um dia para fazer todas as atrações da cidade.
Depois de muita adrenalina no parque, que tal um passeio pelo centrinho de Canela? Lá você pode conhecer melhor o comércio local e fazer comprinhas nas inúmeras lojinhas de lembrancinhas e souvenirs.
Aproveite também para visitar a famosa Catedral de Pedra, um dos principais pontos turísticos de Canela. Para o almoço, minha recomendação é o restaurante Empório Canela, que conta com pratos saudáveis e deliciosos, preço justo e ambiente super criativo e descolado.
Para a tarde, conheça Olivas de Gramado, que é um parque localizado em cima de um canyon rodeado de Mata Atlântica. Nele, você pode degustar azeites, conhecer uma fazenda com mini animais de verdade, fazer piqueniques e passear entre as paisagens naturais e plantações de oliveira.
Para finalizar a noite com chave de ouro, minha sugestão é saborear uma boa massa no restaurante Cantina Pastasciutta, que é praticamente um pedacinho da Itália em Gramado.
Separe esta manhã para passear pelo centrinho de Gramado e visitar o Le Jardin Parque de Lavanda, que é um belo jardim que conta com espécies inéditas de lavandas. O espaço também possui loja temática, estufa de produção de flores e um bistrô. Aproveite o percurso para bater uma foto no Pórtico de Gramado, que é um dos principais cartões postais da cidade.
Minha recomendação para o almoço é conhecer uma boa churrascaria, afinal, churrasco é o símbolo da culinária Gaúcha. A churrascaria Chama de Fogo trabalha com cortes de carnes nobres e possui uma ampla variedade de entradas e acompanhamentos no rodízio.
Aproveite sua tarde no Snowland, o famoso parque da neve em Gramado. No Snowland a diversão é garantida com o esqui, snowboard, patinação no gelo, além de alguns shows oferecidos no parque.
Se restar energia e disposição, visite a Catedral de Pedra de Canela no período noturno, pois todas as noites acontece o show das luzes. É um cenário perfeito para se emocionar e também tirar diversas fotos incríveis! Aproveite para jantar em algum dos restaurantes que estão localizados nas imediações da igrejinha.
Reserve o último dia de viagem para andar pelo centro de Gramado e fazer algumas compras. Na Av. Borges Medeiros está localizado o Palácio dos Festivais, conhecido por sediar o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores eventos cinematográficos do Brasil.
Mais adiante você pode visitar a Praça das Etnias, que faz homenagem aos imigrantes italianos, portugueses e alemães com casas temáticas. Na praça você vai encontrar uma série de atrativos e muitas gostosuras, como pães, cucas, biscoitos e doces.
Destine o horário do almoço para conhecer o restaurante Cantibello, que ao meu ver é um dos restaurantes mais lindos de Gramado. Trata-se de um sítio, com cachoeira, nascente e uma extensa área verde. No local, é possível apreciar um delicioso buffet e ouvir uma boa música italiana.
Se estiver sem programa para o período da tarde, visite o zoológico de Gramado. O GramadoZoo reproduz com fidelidade o habitat das espécies que lá vivem e inova ao apresentar animais exclusivamente da fauna brasileira. Outra grande novidade é a visitação no período da noite, o que permite uma experiência única de observação de espécies com hábitos noturnos.
Para encerrar o tour gastronômico em Gramado, aprecie um bom hambúrguer no Hard Rock. O restaurante trabalha com muitos pratos americanos em conta com um ambiente muito animado e descolado.
©2022- Roteiro Pronto. Todos os direitos reservados.